O que você está esperando para viver

 




Há sempre uma linha bem tênue entre a vida e a morte e somos todos “equilibristas”, mas parece que tememos sempre a queda de um lado ou do outro. É comum declararmos o nosso medo da morte, do que chamamos de “desconhecido”, mas o que não notamos é que parece temermos muito mais a vida.

Vivemos nos limitando o tempo todo, temos muito medo de arriscar, nos burlamos, inventamos desculpas, nos ocupamos muitas vezes com coisas desnecessárias ou substituíveis, nos afastamos das pessoas que amamos e não nos damos a oportunidade de tantos bons novos vínculos de amizade.

Evitamos fazer o que gostamos, deixamos de atender os nossos desejos, esquecemos os sonhos e ofuscamos as nossas emoções. Não nos preocupamos com o outro, não nos preocupamos com nós mesmos. Substituímos nossos planos de vida por prazeres imediatos e sem conteúdo, na pressa em nos preenchermos da vida “padronizada”, que insistimos que temos que expor nas “vitrines” da sociedade.

O grande problema disso tudo é que quando menos esperamos a vida passa. Infelizmente é principalmente a proximidade com a morte que nos faz perceber que temos muito mais medo de viver do que temos de morrer, nesse instante vemos tudo que poderíamos ter feito e não fizemos e em muitos casos é experimentando esse medo que conseguimos a coragem que não buscamos antes.

Em 2012 a enfermeira australiana Brownie Ware, que cuidava de pacientes terminais, guiada pela pergunta: “E se você for morrer amanhã, de que se arrepende”? Publica o livro “The Top Five Regrets of the Dying” (Os cinco maiores arrependimentos antes de morrer), baseado nos depoimentos dos pacientes. De forma bem resumida eles citam que: Gostariam de ter tido a coragem de viverem uma vida fiel a eles mesmos, e não a vida que os outros esperavam deles; gostariam de não terem trabalhado tanto; gostariam de terem tido a coragem de expressarem seus sentimentos; gostariam de terem mantido contato com seus amigos mais antigos e; gostariam de terem sido mais felizes. Mas será que precisamos mesmo esperar acontecer alguma coisa para vivermos intensamente as nossas vidas?

Acho muito válido ouvirmos depoimentos de pessoas que aprenderam o valor da vida, talvez fatos assim sirvam para que não precisemos entrar em contato com situações semelhantes para aprendermos também que a vida é para viver! Precisamos buscar coragem para enfrentarmos esse desconhecido, sabendo saborear inclusive os seus mistérios, entendendo que nada disso é tão linear, teremos sempre altos e baixos, mas é inclusive isso que nos mantem vivos. É importante lembrarmos que mesmo diante dos contrastes da vida e das dificuldades em entendermos as nossas limitações e ignorância devemos buscar apreciar a dádiva de existir e o que isso pode nos proporcionar. Vamos ter atitudes enquanto há tempo, buscar a felicidade, o prazer, a liberdade de sermos quem queremos ser.

Vamos sentir mais, demonstrar mais e valorizar mais o que realmente importa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário