A importância de educar as emoções




Talvez não tenhamos consciência de tudo o que nossas emoções iluminam e escurecem ao longo de nossas vidas. Ninguém nos disse como lidar com elas, como mudá-las ou aprendê-las.

Parece que as esquecemos pelo simples fato de não serem vistas. Mas, elas não são fundamentais no nosso dia a dia?

Estar ciente de nossas emoções e assumir a responsabilidade por elas é essencial para nosso bem-estar mental.
“ Fomos ensinados desde a infância como um corpo é formado, seus órgãos, seus ossos, suas funções, etc. mas nunca soubemos do que a alma era feita ”

- Mario Benedetti -



Por que as emoções são tão importantes?

As emoções determinam nossa relação com o mundo. Nossa saúde mental e bem-estar pessoal influenciam um ao outro, dependendo em grande parte de como nos relacionamos com o mundo, bem como das emoções que são geradas.

Ao nascer, não temos desenvolvido o pensamento, a linguagem, não podemos nem mesmo planejar o que fazemos, porém, nossas emoções nos permitem comunicar e identificar o que é bom e ruim para nós.

Através do choro, do sorriso ou de comportamentos rudimentares nos relacionamos com o mundo e com o resto dos seres humanos. Assim, podemos afirmar que nossas emoções moldam nossa paisagem física, mental, emocional e social.

Além disso, as emoções também funcionam como indicadores do nosso interior. Portanto, um conselho quando sentimos uma emoção é nos perguntarmos: para que serve essa emoção?

Por que é importante educar as emoções?

As emoções nos dão informações sobre nossa relação com o meio ambiente. Sentimos alegria ou satisfação quando as coisas estão indo bem para nós, e tristeza ou desespero quando acontece o contrário, como quando sofremos perdas ou ameaças.

Toda vez que vivenciamos uma emoção, podemos criar pensamentos de acordo com ela, intervindo também nosso sistema nervoso como preparador do corpo para a melhor resposta.

Nossas emoções podem ser nossa maior força ou nossa pior fraqueza. Tudo depende de como lidamos com elas.

As emoções são como um sistema de alarme que é ativado quando detectamos uma mudança na situação ao nosso redor; são recursos adaptativos que os seres humanos apresentam, e que priorizam a informação mais relevante para cada um, ativando assim diferentes processos que nos permitirão dar uma resposta.




Na infância, vivenciar emoções positivas frequentemente favorece o possível desenvolvimento de uma personalidade otimista, confiante e extrovertida, enquanto vivenciar emoções negativas faz o contrário.

Assim, uma educação emocional adequada permitirá a aquisição de competências para gerir estados emocionais, reduzir emoções negativas e aumentar em grande medida as emoções positivas.

Nesse sentido, podemos citar, por exemplo, saber resolver conflitos de forma assertiva, aceitar a frustração de curto prazo em troca de uma recompensa de longo prazo e gerenciar nossos humores para nos motivarmos.

Benefícios da educação emocional

Uma boa educação emocional implica todo um processo de aprendizagem em que se constrói a visão do mundo, de nós mesmos e de como atuamos.

Além disso, cada experiência que vivemos tem um tom emocional, agradável ou desagradável. Com o desenvolvimento adequado das emoções podemos:

- Recuperar mais cedo no momento de experimentar emoções negativas.

– Adoptar uma atitude positiva perante a vida.

- Ser mais otimista, mas não excessivamente.

– Saber expressar nossos sentimentos.

- Ter uma autoestima realista.

- Ter uma capacidade de cooperação e boa resolução de conflitos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário