A parábola do Covid-19 : viva a vida para ajudar outros



A influência das redes sociais no isolamento das relações humanas ...



Havia um mundo que se perdeu. Todos estavam indo tão rápido que se esqueceram de olhar em volta.

As pessoas não se notavam. Alguns ficaram cegos pelo consumismo. Outros distraídos pelo prazer. Alguns idolatravam o trabalho e se preocupavam com a próxima atividade. Outros buscavam poder, posições e riqueza. E todos, parecia, compartilhavam de um mesmo problema: tudo que deveria importar na vida, não importava o suficiente. As pessoas não percebiam a fragilidade de sua existência. Mas então, uma chamada para acordar chegou… através do menor dos mensageiros; um pequeno vírus chamado SARS-CoV-2.

E agora estamos acordados. E tudo o que já tomamos por certo – nossa economia, sistema educacional, sistema de saúde, serviços comunitários, liberdade de viajar, emprego, investimentos e vidas – está em risco.

Há duas semanas, quando eu ainda podia me permitir filosofar sobre o vírus, fiz uma lista de todas as coisas que a COVID-19 me permitia agradecer: um sistema imunológico que funciona, alimentos prontamente disponíveis, cadeias globais de fornecimento confiáveis, assistência médica universal, trabalho e pulmões saudáveis que respiram.

Agora as coisas são mais urgentes. Muitos de nossos suportes estruturais invisíveis estão tremendo. Nosso sistema de saúde será superado? Os serviços básicos podem ser mantidos? Nosso tecido social é forte o suficiente para lidar com isso? Vou contrair a doença?

Essas são perguntas que pensávamos nunca fazer. Pragas e pestes são para os livros de história.

No entanto, aqui estamos nós; chocados  com a rapidez com  que a vida pode mudar.

Como líder religioso, estou começando a perceber como o medo e a ansiedade que a COVID-19 está provocando estão despertando todos nós para algumas verdades profundas sobre o que significa ser humano.




Quando a médica-chefe da secretaria de saúde da província de Alberta (no Canadá), Dra. Deena Hinshaw, sugeriu fortemente: “Você não precisa de um teste para fazer a coisa certa!” (ou seja, adotar o distanciamento social, ter boa higiene e ficar em casa se tiver sintomas) era como se ela estivesse chamando para fora uma humanidade mais profunda em mim. Não preciso saber se estou infectado para fazer o melhor para os outros. Eu posso fazer boas escolhas simplesmente porque é a coisa certa a fazer. Fazer com os outros como gostaria que eles fizessem comigo é sempre a melhor maneira de agir.


Alguns dias depois, o primeiro-ministro Justin Trudeau desafiou todos os canadenses dizendo: “A força de nosso país é nossa capacidade de nos unir e cuidar um do outro, especialmente em momentos de necessidade. Então, ligue para seus amigos. Verifique com sua família. Pense na sua comunidade. Compre apenas o que você precisa na loja. Mas se você estiver indo para comprar mantimentos, pergunte ao seu vizinho se ele precisa de alguma coisa. E se você conhece alguém que está trabalhando na linha de frente, envie um agradecimento. Veja como eles estão. “

Ao ouvir nosso primeiro ministro falar, ouvi ecos de uma fé judaico-cristã que sempre tem chamado as pessoas a se apoiarem em comunidade, a amarem seus próximos como se amam, a darem sua vida por eles, honrarem seus pais, mães e anciãos e cuidar de doentes, viúvas e órfãos. Essas regras de ouro existem há milênios e são centrais para a maioria das religiões do mundo – centrais para o que significa ser humano!

Parece que esse vírus está nos despertando para algumas verdades universais.

Verdades que ajudaram as gerações anteriores por outros surtos virais. Os primeiros cristãos iniciaram hospitais na Europa em resposta a pragas – eles queriam criar lugares higiênicos para os doentes.

Muitos fiéis optaram por amar os outros a ponto de arriscar suas próprias vidas (mesmo como os profissionais de saúde da linha de frente estão fazendo hoje).

Eu tenho esperado pelos resultados do meu teste COVID-19 nos últimos dias. Meus sintomas foram leves, então não estou muito preocupado. No começo, eu esperava um resultado negativo (quem não gostaria?), mas agora estou me perguntando se um resultado positivo não pode me libertar para ajudar os outros de maneira mais destemida (depois que eu me recuperar completamente).

O pesquisador social Lyman Stone escreve isso sobre o teólogo Martinho Lutero: “Em 1527, quando a peste bubônica atingiu Wittenberg, Lutero recusou pedidos para fugir da cidade e se proteger. Em vez disso, ele ficou e ministrou aos doentes. A recusa em fugir custou a vida da filha Elizabeth. Mas produziu um folheto, “Se os cristãos devem fugir da peste”, em que Lutero fornece uma articulação clara da resposta cristã à epidemia: morremos em nossos postos. Médicos cristãos não podem abandonar seus hospitais, governadores cristãos não podem fugir de seus distritos, pastores cristãos não podem abandonar suas congregações. A praga não dissolve nossos deveres: transforma-os em cruzes, sobre as quais devemos estar preparados para morrer. ”

O que Lutero diz sobre os cristãos é verdadeiro para todos os médicos, governadores, pastores e pessoas de todos os lugares.

Em seu tratado, Lutero escreve: “Pedirei a Deus misericordiosamente para nos proteger. Então vou fumigar, ajudar a purificar o ar, administrar remédios e tomá-lo. Evitarei lugares e pessoas em que minha presença não seja necessária para não ser contaminado e, assim, porventura infligir e poluir outras pessoas e causar a morte delas como resultado de minha negligência. Se Deus quiser me levar, ele certamente me encontrará e eu fiz o que ele esperava de mim e, portanto, não sou responsável pela minha própria morte ou pela morte de outros. Se meu vizinho precisar de mim, no entanto, não evitarei o lugar ou a pessoa, mas irei livremente conforme indicado acima.”

O exemplo de Lutero é um desafio para todos nós.

Ser completamente humano é viver sua vida em benefício dos outros. Você se torna mais você mesmo quando ajuda os outros a se tornarem eles mesmos. Amar de maneira altruísta é ser imagem de Deus. É para isso que você é feito.

Este vírus está nos acordando para esta verdade. Ao nos colocar de joelhos, o COVID-19 está nos forçando a enfrentar a fugacidade da vida. Está nos lembrando que precisamos um do outro. Está nos chamando a olhar além de nós mesmos, a nos unir à raça humana, a perceber os outros, a cuidar e a perceber que mesmo pequenas coisas podem mudar o mundo (para o bem ou para o mal).

A verdade é que um dia todos nós morreremos. A COVID-19 está nos forçando a perguntar como escolheremos viver.

Embora nosso futuro ainda seja muito desconhecido (sempre foi), saiba que você não está sozinho. Você faz parte de uma comunidade, um país e um mundo cheio de apoios.

Graças a Deus, vivemos um tempo em que a ciência pode ver o que vê, e a história pode recordar o que sabe, e a Internet pode conectar tudo o que conecta, e os vizinhos podem cuidar um do outro de todas as formas práticas e funcionários do governo e os profissionais de saúde podem ajudar a liderar e curar, e as famílias podem amar como amam e as comunidades religiosas podem servir como servem.

E você pode ajudar onde puder.

John Van Sloten é um escritor de Calgary no Canadá e atualmente é pastor da Calgary Community Reformed Church.







Nenhum comentário:

Postar um comentário