10 alimentos para reforçar o sistema imunológico


Saiba como melhorar a defesa do organismo



Nutricionista de Santa Catarina indica lista de itens que podem potencializar as defesas naturais do corpo


Carolina Marasco

carolina.cunha@somosnsc.com.br


Manter o sistema imunológico em alta vem sendo apontado como uma das principais defesas do organismo contra infecções virais, como o coronavírus. E isso somente é possível com uma alimentação adequada. Por isso, a nutricionista Tatiane Nascimento, da rede catarinense Hippo, indica 10 alimentos para reforçar o sistema imunológico e a imunidade. 

Escolher boas vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas que auxiliam no fortalecimento da imunidade é fundamental. Com relação aos hortifrutis, a recomendação é que o consumo seja de três a cinco porções por dia de frutas, e o mesmo número de porções para as verduras e legumes. Os alimentos que ajudam a fortalecer o organismo são principalmente frutas cítricas, verduras e legumes, além de sementes e peixes, ricos em nutrientes que são importantes para a manutenção do sistema imunológico - explica Tatiane. 

A nutricionista destaca que para mantermos a imunidade em dia, é necessário um conjunto de medidas e não consumo exclusivo de um único alimento. Por isso, manter uma alimentação equilibrada e variada, além da prática de atividade física regular e controle do stress, são essenciais para uma boa imunidade. Esses cuidados devem ser realizados ao longo da vida para manter um bom funcionamento do organismo e a saúde em dia. 


Outra dica da especialista é diminuir o consumo de calorias vazias como os alimentos fontes de gordura ruim, açúcar e industrializados, especialmente os produtos que contêm muitos corantes e conservantes, responsáveis por deixar a saúde do corpo mais vulnerável. E para uma escolha mais assertiva, ela elaborou 10 dicas de alimentos que dão um “up” no sistema imunológico. 

Nutricionista Tatiane dá dicas de alimentos  (Foto: Divulgação)

Confira os 10 alimentos indicados para melhorar o sistema de defesa do organismo.

Vegetais de cor verde escura 

Brócolis, espinafre e couve são ótimas fontes de ácido fólico. O ácido fólico também conhecido como vitamina B9, possui papel importante no sistema imunológico. 

Alimentos amarelos 

Esses alimentos são ricos em carotenoides: alfa e betacaroteno que são responsáveis pela proteção da saúde da pele, olhos e coração. Além disso, possuem ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico. 

Ricos em zinco

Carne vermelha, fígado, ostras, cereais integrais, castanhas, nozes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico). 

Ricos em Ômega-3 

Atum, salmão, sementes de chia e linhaça. É importante ressaltar que as sementes de chia e linhaça devem ser trituradas na hora do consumo, quando o objetivo for absorção de ômega-3. 

Frutas cítricas 

Kiwi, morango, laranja, acerola, tangerina, abacaxi, limão, morango, mamão e manga. Prefira as frutas in natura. 

Probióticos 

Iogurtes e bebidas à base de kefir, kombucha, iogurte natural e leite fermentado. As kombuchas e kefir são livres de lactose. 

Cogumelo shitake 

Rico em lentinana, um polissacarídeo que apresenta ação imunomoduladora. Além disso, o cogumelo shitake possui boas quantidades de fibras, proteínas e aminoácidos essenciais. 

Alho

Com alta qualidade nutricional o alho é um alimento que possui muitos compostos bioativos como a alicina, além de vitaminas e minerais. Possui ação antioxidante, anti-inflamatória e no sistema imunológico. 

Gengibre 

Possui compostos fenólicos, como gingerol e shoagol, que apresentam efeitos analgésicos e atividades imunomoduladoras. Além disso, o gengibre atua como anti-inflamatório natural. 

Glutamina

É um aminoácido essencial mais abundante no corpo, tem papel importante no sistema imunológico. Fontes alimentares de glutamina são carnes, ovos, derivados de leite e da soja. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário