NSDR : a técnica de repouso profundo sem dormir

  


O repouso profundo sem sono mergulha a pessoa em um estado de calma e reparação que traz grandes benefícios. Saiba em que consiste.

Lidar com um longo dia de trabalho nem sempre é fácil. Às vezes sentimos que, no meio do dia, a mente não aguenta mais, temos dificuldade de concentração, nos sentimos irritados e demoramos mais para realizar tarefas simples. Algumas pessoas contornam esse problema tirando uma soneca, mas nem sempre é a melhor solução. Uma boa alternativa é o repouso profundo sem dormir.

Esta fórmula foi proposta por Andrew Huberman, um neurocientista de Stanford, que a sugere como uma forma de recuperar a nível físico e melhorar o funcionamento cognitivo. É especialmente interessante para empreendedores, CEOs e pessoas que carregam uma carga mental pesada ou trabalham sob pressão. No entanto, é útil para todos.

A técnica do repouso profundo sem sono: em que consiste?

Como o próprio nome explícito sugere, essa técnica propõe que a pessoa alcance um estado de calma profunda, semelhante ao sono, mas sem realmente adormecer. No processo, o cérebro entra em ondas teta e alfa, o corpo relaxa e a mente desacelera.

O non sleep deep rest (NSDR) é uma técnica semelhante à hipnose e à meditação e tem sua origem no Yoga Nidra. Isso acalma o corpo e a mente e convida a pessoa a focar sua atenção em certas sensações específicas.

Desta forma, ele consegue escapar do exterior (diminuindo a consciência do espaço e do tempo) e da tagarelice interior da mente que assedia com pensamentos e preocupações.

Quais são os benefícios do descanso profundo sem dormir?

Entrar nesse estado de sonho, mesmo que por curtos períodos, traz benefícios significativos. Conforme afirmado em uma revisão publicada em Sleep and Vigilance, entre as principais vantagens estão as seguintes:

Proporciona descanso físico e mental

Quando nos sentimos cansados, pensamos que, sentando-nos ou deitando-nos um pouco, resolveremos o problema. Mas a verdade é que existem vários tipos de fadiga e a mental não se combate imobilizando o corpo: temos de dar um descanso à mente.

Assim, depois de uma manhã de trabalho raciocinando, resolvendo problemas ou gerando ideias (em estado de onda beta), o descanso profundo sem dormir nos permite desacelerar nossos pensamentos e entrar naqueles estados cerebrais que proporcionam calma e restauração (Kumar & Joshi, 2009).

Reduzir o estresse

Por exemplo, no caso dos espanhóis, o estresse é uma doença endêmica que afeta 96% das pessoas de forma pontual e mais de 42% continuamente, de acordo com o VII Estudo CinfaSalud Percepção e hábitos da população espanhola em relação ao estresse.

Além disso, de acordo com um artigo publicado no Cell Reports Medicine, a respiração profunda (discutida no NSDR) proporciona uma diminuição da excitação física e psicológica, reduz a ansiedade e melhora o humor.

Assim, a frequência cardíaca diminui, a respiração fica mais completa à medida que a capacidade pulmonar aumenta e a atenção é focada. Tudo isso gera agradáveis sensações de relaxamento que nos protegem contra os efeitos do estresse.

Melhora o funcionamento cognitivo e a produtividade

Esse tipo de descanso também é uma ótima estratégia para aumentar a produtividade e o desempenho no trabalho, pois contribui para melhorar o funcionamento cognitivo.

Especificamente, promove a retenção de informações, melhora a memória e o aprendizado e promove a neuroplasticidade. Isso contribui para alcançar melhor desempenho e maior concentração durante as tarefas.

Na verdade, como sugere um artigo publicado nos Anais da Academia de Ciências de Nova York, as práticas meditativas podem ser uma excelente ajuda no tratamento de doenças neurodegenerativas.

Aumenta a criatividade e a motivação

O aspecto criativo, a mente aberta e o pensamento original também são favorecidos por essas curtas pausas. E isso se deve, por um lado, ao fato de o cérebro entrar em estado de ondas teta (associadas à criatividade) e, por outro, ao aumento de dopamina na via nigroestriatal do cérebro, área relacionada ao pensamento divergente.

Este mesmo neurotransmissor ( dopamina ) é responsável pela motivação, reforço e determinação, por isso a prática do NSDR pode fornecer o impulso necessário para focar e atingir determinados objetivos.

É útil para combater a insônia

Por fim, embora pareça paradoxal, descansar sem dormir é uma boa ferramenta para quem sofre de insônia. E é que, embora durante sua prática o objetivo não seja adormecer, ajuda a controlar ou regular melhor a ativação do próprio corpo e mente e a capacidade de relaxar.

Como aplicar a técnica do repouso profundo sem dormir?

A execução dessa prática é simples e não requer preparo excessivo. Basta que a pessoa se deite de costas em uma superfície confortável, feche os olhos e comece a praticar a respiração lenta e profunda.

Com a ajuda de um guia virtual (um áudio que oferece instruções precisas) você irá escanear seu corpo em sua mente, sentindo o contato com a superfície e focando sua atenção nas diferentes áreas do corpo; Desta forma, a pessoa entra em um foco intenso, a fim de entrar no estado de relaxamento.

Recomendações finais

Não há um tempo específico para realizar esta prática, 10 minutos podem ser suficientes, mas é possível estender para meia hora ou até uma hora, dependendo do tempo disponível ou de suas próprias necessidades. No entanto, é aconselhável praticar todos os dias à mesma hora e criar uma espécie de rotina que nos permita ser regulares.

Com o hábito, é possível que o descanso profundo sem dormir se torne o melhor aliado para combater o cansaço e o esgotamento mental,renovar a concentração, a motivação e ser mais criativo, além de rodutivo.Então, por que não tentar?


 Escrito e verificado por psicóloga Elena Sanz



Nenhum comentário:

Postar um comentário