As pessoas são únicas e especiais





Eu queria que as pessoas soubessem o quanto elas

 importam, merecem, o quanto são únicas e especiais.

E isso é tudo.


Marcel Camargo

Eu estava pensando – coisa que faço muito – e comecei a refletir sobre a forma como nos enxergamos. Sobre a leveza de que nos esquecemos quando olhamos para nós mesmos. Sobre o tanto que a gente se culpa e se machuca e sabota a felicidade, como se não tivéssemos o direito à felicidade. Porque é assim que se dá com muitas pessoas, infelizmente.

Por que é tão difícil, a muitos, conseguir se olhar com candura e admiração? Por que, para muitos, é doloroso se olhar no espelho, sem precisar se comparar com outras pessoas, sem precisar ver estampados na testa os erros, as falhas, o que passou e foi doloroso? Eu não entendo por quais razões as pessoas costumam se prender ao que não deu certo, enquanto vai esquecendo as conquistas e tudo o que foi bom.

Sempre penso que muito disso se deve ao fato de que há muitas cenas e fotos de felicidade excessiva, de sorrisos forçados, de corpos esculturais, por tudo quanto é lado. À nossa volta, abundam mensagens de autoajuda, de proatividade, de vibes positivas. Imperativos positivos nos assombram: “sorria, agradeça, exercite-se, jejue, corra, vai ser feliz, vai passar”. Toda essa áurea gratiluz pode acabar sendo tóxica.

Mas a gente não é assim, a gente é de carne e osso. Todos sofremos, temos inseguranças, levamos porradas da vida, tombos. Todos temos, às vezes, vontade de chorar, de xingar, de gritar, de sumir. Tem dias em que não queremos espelho, conselhos, piadas, abraços, consolo. Tem horas em que não queremos ver nem ouvir ninguém. E está tudo bem, caso seja passageiro e não fiquemos estagnados na escuridão.

Eu só sei que as pessoas precisam entender que a vida é luz e escuridão, a vida são faces de uma moeda. Nem sempre será cara, nem sempre será coroa. Eu queria que as pessoas conseguissem enxergar a própria grandeza, sem precisar recorrer a pílulas, a fugas ilusórias, sem se machucar em relacionamentos falidos. Eu queria que as pessoas soubessem o quanto elas importam, merecem, o quanto são únicas e especiais. E isso é tudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário