O sentido do Natal




Fernando Guedes de Mello

O Natal não tem um sentido em si mesmo. O sentido do Natal é aquele que as pessoas lhe atribuíram ao longo dos séculos. 

A bem da verdade, Jesus não nasceu na noite de 24 para 25 de dezembro. Os pesquisadores dos relatos sobre o seu nascimento, contidos nos evangelhos canônicos e apócrifos, são inclinados a situar o seu nascimento na Primavera e não no Inverno. Se o evangelho de Lucas está certo sobre a noite do nascimento de Jesus, não haveria pastores nos campos, como consta de sua narrativa (Lc.2,8), caso o acontecimento tivesse se dado durante o Inverno do Hemisfério Norte.

“Mas como, então, o Natal passou a ser comemorado no dia 25 de dezembro?”, pode alguém perguntar. 

É que no século IV, quando o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, em substituição aos cultos pagãos, havia a celebração de uma festa muito popular na religião do deus Mitra, que simbolizava a luz divina, exatamente nessa data.

Era quando o sol, após ter descido no ponto mais baixo na linha do horizonte (o Solstício de Inverno), reiniciava o movimento de ascensão em direção ao zênite. A decisão, pois, de celebrar o Natal nessa data foi política e visava esvaziar as comemorações do culto a Mitra. Com isso a Igreja absorvia toda a beleza da festa pagã que caracterizava-se por ser uma festa muito colorida e luminosa, como o é até hoje.

Não estamos propondo mudar o dia de comemoração do Natal. Mesmo porque ninguém saberia dizer qual é a verdadeira data do nascimento de Jesus. 

Do ponto de vista simbólico, o Solstício de Inverno, no Hemisfério Norte, representa a ocasião perfeita para sua celebração, que é quando a luz do Cristo que acabava de nascer começa também a brilhar sobre toda a humanidade.

Falamos no início sobre a importância de nós mesmos darmos sentido às festividades de Natal. Assim, o espírito de confraternização, de amor e reconciliação deve partir do coração de cada um de nós. 

O Natal terá o sentido que nós lhe emprestarmos. Houve um santo cristão que afirmou algo a esse respeito, quando disse que "de nada adianta Jesus ter nascido em Belém se o Cristo não nascer no coração de cada um de nós".

Portanto, vamos trabalhar nesse sentido, nesse e em todos os Natais.

Postado no blog Portal do Espírito


Nenhum comentário:

Postar um comentário