Júpiter seria um escudo protetor da Terra?




Asteroide que poderia colidir com a Terra bate em Júpiter e é registrado por acaso.

O Astrônomo amador George Hall, de Dallas, capturou o flash no vídeo mas ele só foi para verificar a sua filmagem depois de ler online, através de um fórum, que outro astrônomo, Dan Peterson, observando o planeta com seus próprios olhos, viu a explosão enorme florescer de Júpiter subitamente.

Então ele resolveu dar uma olhada em seu equipamento, onde uma webcam fica acoplada a um telescópio, bem na hora relata pelo outro astrônomo e viu que o flash realmente foi captado.

Esse é o momento em que Júpiter foi atingido por um poderoso meteorito ontem e o único registro é esta imagem, captada por uma incansável e fiel webcam nas primeiras horas da manhã. 

Esses impactos despertam a atenção dos cientistas pois compões o quadro geral da formação de nosso sistema. Além disso, muitos estudiosos acreditam que Júpiter serve como um escudo que despedaça e atrai grande parte dos grandes objetos celestes que poderiam ameaçar nosso planeta. Muitos creem que sem esse guarda-costas a vida na Terra sequer seria possível.

A maioria dos impactos, no entanto, nem deixa marcas na superfície jupiteriana. Apenas os objetos de maior porte conseguem deixar rastro visível no topo das nuvens do planeta.

Postado no blog Brasil Acadêmico em 11/09/2012



Abaixo outro asteroide colidiu com Júpiter em 03 de junho de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário