Máquina de ressonância “mais poderosa do mundo” mostra imagem de cérebro humano


Imagem do Iseult Magneton 11.7 T MRI mostra cérebro humano. — Foto: Divulgação / Comissão de Energia Atômica da França (CEA)


Publicado por Yurick Luz

O mais poderoso scanner de ressonância magnética do mundo acaba de fornecer as primeiras imagens de cérebros humanos, alcançando um novo patamar de precisão que, para os especialistas, promete revelar segredos e desvendar mistérios sobre as mentes e as doenças que as afetam.

Desenvolvido por pesquisadores da Comissão de Energia Atômica da França (CEA), o avançado equipamento foi inicialmente utilizado para escanear uma abóbora em 2021. Agora, autoridades de saúde deram luz verde para a realização de escaneamentos em cérebros humanos.

Nos últimos meses, aproximadamente 20 voluntários saudáveis foram os primeiros a passar pelo scanner de ressonância magnética (MRI), localizado na região do Plateau de Saclay, ao sul de Paris, uma área conhecida por abrigar diversas empresas de tecnologia e instituições de ensino superior.

Com um campo magnético impressionante de 11,7 teslas, uma unidade de medida em homenagem ao inventor Nikola Tesla, este equipamento tem a capacidade de capturar imagens com uma precisão 10 vezes maior do que os tradicionais aparelhos de ressonância magnética encontrados em hospitais, os quais geralmente operam com uma potência de até três teslas.

Confira:


Vista axial do cérebro humano, com o mesmo tempo de aquisição, mas com diferentes intensidades de campo magnético. Na última, a imagem do Iseult Magneton 11.7 T MRI. — Foto: Divulgação / Comissão de Energia Atômica da França (CEA)



Imagem do Iseult Magneton 11.7 T MRI mostra cérebro humano. — Foto: Divulgação / Comissão de Energia Atômica da França (CEA)




Nenhum comentário:

Postar um comentário