Como se animar rapidamente ?





Você tem se sentido um pouco desanimado por alguns dias? Você tem dificuldade em encontrar positividade? Então siga estas simples recomendações para que possa recuperar a ilusão e promover o seu bem-estar.


Há momentos com sabor a apatia, aqueles em que tudo te parece um pouco mais cinzento. Você não sabe bem por quê, mas qualquer coisa custa muito mais e o que você mais precisa é levantar seu ânimo rapidamente. Se você está lidando com esse sentimento agora, a melhor coisa a fazer é se dar um tempo para se desconectar e conversar consigo mesmo.

É importante saber que é impossível se sentir motivado e feliz todos os dias. Nossos estados emocionais flutuam e nada é tão comum quanto ter alguns dias em que o desejo e o entusiasmo falham. Tomar consciência do que sente e aplicar estratégias adequadas para recuperar o bem-estar favorecerá essa mudança de que necessita. No artigo seguinte, damos-lhe as chaves para o conseguir.

Mantenha o rosto voltado para a luz do sol e não conseguirá
 ver as sombras.
~ Helen Keller ~
Maneiras de levantar seu ânimo rapidamente

O humor é aquela experiência emocional de valência positiva, negativa ou neutra que te acompanha por alguns dias. Agora, o complicado é que a maneira como você se sente afeta seus pensamentos e comportamento. É o que nos apontam em um estudo publicado na Frontiers in Psychology, destacando inclusive seu papel na linguagem e na forma como nos comunicamos.
Sem dúvida, isso explica por que quando um mau humor ou uma tristeza inexplicável o atinge, todas as áreas da sua vida são alteradas; você tem menos desempenho no trabalho, mal sente vontade de socializar e até discute mais com seu parceiro. Nessas situações, será muito útil ter em mãos algumas estratégias simples para mudar esse estado psicoemocional. Nós compartilharemos algumas.

1. Faça uma caminhada ao ar livre

Quando o estresse, o mau humor e o desânimo fizerem um nó em sua mente, faça uma caminhada em um ambiente natural. Por vezes, esse contato com a serra, as florestas ou as praias, funcionam como poderosos agentes de bem-estar. Sua mente desliga a negatividade e suas emoções se harmonizam.

Por que funciona?

O contato com o ar livre eleva nossas endorfinas e serotonina. Além disso, o cérebro entra em um estado de calma e adota outras perspectivas mais relaxadas. Assim, um artigo publicado pela Frontiers in Behavioral Neuroscience destaca que, embora o exercício físico já promova o bem-estar emocional, um ambiente natural amplifica ainda mais esses benefícios.

2. Faça algo criativo

Uma maneira útil de levantar o ânimo rapidamente é iniciar uma atividade criativa. Algumas pessoas pintam mandalas, outras escrevem, compõem, desenham, cozinham ou começam a cuidar do jardim. A imersão em uma tarefa artística permite atingir aquele estado de espírito que o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi define como a experiência ideal. Você notará um maior bem-estar em pouco tempo.

Por que funciona?

Em um estudo publicado pelo American Journal of Public Health, foi encontrada uma ligação significativa entre arte e saúde mental. A escrita expressiva, por exemplo, é sempre catártica e capaz de induzir ao equilíbrio emocional.

No entanto, apesar de não serem bem conhecidos os mecanismos pelos quais consegue reduzir o estresse e até os sintomas depressivos, é uma ferramenta complementar de grande valor.

3. Ligue para um amigo

Quando você estiver triste e irritado por alguns dias, ligue para aquele amigo que sabe te ouvir. Naqueles momentos em que você vê as coisas um pouco mais sombrias, o apoio de quem te entende será o seu melhor pilar. Procure aquelas figuras que não julgam, não aconselham e são apenas aliados emocionais.

Por que funciona?

As pessoas são seres sociais que estão ligados e precisam da proximidade dos outros. Dar vazão às suas emoções, pensamentos e necessidades, com algarismos significativos, funciona como um exercício de cura para o seu cérebro. O estresse é aliviado e você assume novas abordagens mentais.

Metanálises como a publicada no Electronic Physician descrevem essa ligação altamente significativa entre apoio social e saúde mental.

4. Mantenha um diário de gratidão

Uma estratégia simples para levantar o ânimo rapidamente é realizar um exercício de gratidão. Muitas vezes você não está ciente do que você tem, daqueles aspectos básicos que o enriquecem e dão sentido à sua vida. Portanto, naqueles momentos em que o desconforto emocional obscurece sua motivação diária, tenha em mente as seguintes chaves : 

Compre um caderno de que goste e intitule-o como “diário da gratidão”.
Inclua nesse caderno fotografias dos momentos felizes da sua vida.

Escreva sempre que puder o que você é grato por ter: amigos, família, trabalho, saúde, sonhos a conquistar, viagens que ainda estão por vir, etc.

Quando sentir um certo desânimo, pegue aquele caderno e leia ele. Você se lembrará daqueles aspectos pelos quais vale a pena se sentir grato.

Por que funciona?

A gratidão, mais do que uma emoção, é uma atitude perante a vida. Faz você apreciar o que está ao seu redor, colocar o olhar no positivo e no valioso. Da mesma forma, também permite que você tome consciência da transitoriedade da vida e da necessidade de se concentrar no que é importante.

Por outro lado, pesquisas como a publicada na Frontiers in Psychology também destacam os benefícios dessa prática para melhorar o bem-estar mental. É uma ferramenta simples que, se você começar, vai te trazer satisfação e equilíbrio emocional.

5. Mindfulness por vinte minutos

Você está acostumado com mindfulness ? Já praticou? A meditação baseada em mindfulness é uma ferramenta que pode melhorar seu humor rapidamente. Embora seja verdade que nem todo mundo se acostuma com essa estratégia na primeira vez, vale a pena começar por ela. Seu cérebro encontra benefícios significativos com este recurso.

Por que funciona?

A ciência passou anos analisando os benefícios da atenção plena. Um estudo publicado pela Frontiers in Psychology descobriu que a intervenção com essa ferramenta facilita a regulação emocional. Além disso, atualmente, várias abordagens terapêuticas, como a cognitivo-comportamental, também aplicam o mindfulness.

6. Abrace

É simples, barato e um dos exercícios mais gratificantes. Quantos abraços você já deu hoje? Não economize na arte do contato físico, pois a proximidade física de quem você ama melhora seu humor rapidamente. Casal, família, amigos e até seus animais de estimação. Sentir-se próximo desses seres especiais funciona como um bálsamo para o estresse, o medo e o desconforto.

Por que funciona?

Abraços são atos emocionais que facilitam a produção de endorfinas e serotonina em nosso cérebro. Quando você experimenta essa proximidade corporal com alguém que você aprecia, você se sente validado e protegido. Todas essas sensações revertem para o seu bem-estar. De fato, na Ciência Psicológica eles destacam que esses atos não apenas reduzem o estresse, mas também melhoram a saúde.

E se essas dicas não melhorarem permanentemente meu humor?

Quando você se sente mal, quer levantar rapidamente o ânimo e reprimir as emoções desconfortáveis que o dominam. Agora, se a angústia e o desconforto o acompanham por várias semanas, é aconselhável procurar ajuda especializada. A primeira e mais decisiva coisa é entender o porquê desse sentimento.

Muitas vezes, negligenciamos nossas emoções, focamos em nossas obrigações e optamos por deslocar o que dói. Estados como estresse e ansiedade mal regulados podem se tornar crônicos e, nesses casos, é aconselhável agir o mais rápido possível. Existem terapias eficazes que, em poucas sessões, podem fornecer as ferramentas necessárias.

Cuide-se todos os dias para melhorar o seu humor.

Para concluir, embora seja verdade que é normal ter um humor um pouco mais baixo de vez em quando, essas experiências não devem se prolongar no tempo. Para isso, nada melhor do que praticar o autocuidado. As chaves que descrevemos são dimensões que você pode aplicar no seu dia a dia para promover o seu bem-estar e intensificar o aparecimento de emoções positivas.

Abraços, caminhadas pela natureza, meditação ou arte são canais excepcionais que intensificarão seu equilíbrio interno. Felicidade, afinal, nada mais é do que estar de bem consigo mesmo e isso é algo que você pode trabalhar a partir de agora.







Nenhum comentário:

Postar um comentário