Reflexões da minha vida com a banda Marmalade




Adriana Helena

Um autêntico “flashback” inspirador e reflexivo trago nesta semana, início do mês de junho, para matar a saudade de muitos e revelar a outros o quanto uma música pode tocar a alma e o coração... A canção não é do meu tempo, mas é tão bonita que parece que sempre fez parte da minha vida. Refiro-me ao sucesso "Reflections Of My Life", música lançada em 1969 e imortalizada pela banda escocesa The Marmalade. Você conhece? Venha comigo saber um pouco mais e verá que de romântica ela não tem nada...

Esta música marcou, entre tantas outras baladas da mesma qualidade, a juventude de várias gerações. Mas aviso que na data do lançamento dela, 1969 , eu ainda não tinha nascido... 😂😂 Mas foi próximo viu? 😂 Mas antes de adentrar propriamente no histórico da canção, você precisa acompanhar as frases que derivaram, depois que eu ouvi essa linda canção... Confesso que passei dias refletindo na letra da música... Eis as frases...



A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás. 
 - Caio Fernando Abreu - 



Ninguém passa pela dor e sai ileso.
Alguns endurecem e levam o resto da vida atacando e magoando outras pessoas.
Outros tornam-se sensíveis, generosos e fáceis de amar, porque compreenderam que, em algum momento, todos passam por uma experiência transformadora.
 Depois do vendaval, cada um escolhe o que vai recolher dos destroços.
- Erdna Otaner Snil -



Anota aí : Desapegar das pessoas; Se importar menos; 

Não se abalar por nada nem ninguém; 

Correr atrás daquilo que faça seu coração vibrar; 

Ficar perto de quem te quer bem; Correr atrás dos seus sonhos; 

Se amar mais; Esquecer tudo aquilo que te faça mal. 

Anota aí : Cair na real.

- Caio Fernando Abreu -

Qual das três frases mais te tocou? Qual faz mais parte do seu atual momento? As três passam uma ideia semelhante, mas, cada qual tem a sua particularidade... A minha é a terceira, qual é a sua? Promete que deixará sua resposta nos comentários? Eu aguardo... 😅

A Música "Reflections Of My Life"

"Reflections Of My Life" é da banda escocesa The Marmalade ( clique aqui e veja o vídeo com a tradução que publiquei direto no YouTube )

Reflexões da Minha Vida foi o único hit da banda escocesa Marmalade. Foi escrito por seu guitarrista principal, Campbell, e pelo vocalista Dean Ford (nome Thomas McAleese). Lançado no final de 1969, foi o primeiro lançamento da banda na Decca após um período anterior na CBS .


Primeiro lançamento da banda na Decca 


A canção passou a traçar todo o mundo, alcançando o número três no Reino Unido em 1969, o número 10 no US em 1970 na BillboardHot 100 , e número sete na Cash Box Top 100. As vendas iniciais foram significativas em ambos os países e a marca de um milhão foi reportada em novembro de 1971, quando o grupo foi presenteado com um disco de ouro para vendas globais. A faixa contou com um vocal principal da Ford apoiado por harmonias vocais, e incluiu um solo de guitarra de fita reversa ( backmasking ) por Campbell. 

Só ouvindo a canção para você sentir essa maravilha de música ! "Reflections Of My Life" produziu vendas de mais de dois milhões de unidades. Em 1998, os escritores foram premiados com uma Menção Especial de Conquista pelo IMC por atingirem performances de transmissão de rádio superiores a um milhão apenas nos EUA.


The Marmalade


Momento da Gravação da Canção

Não entendo muito bem de composição musical e instrumentos, mas achei lindo compartilhar com vocês como uma música é composta e arranjada... rsrs 🙇 Veremos se você vai entender alguma coisa...

A gravação ocorreu durante três dias em outubro de 1969 no Decca Studios 2 e 1 em West Hampstead, Londres, com os membros Graham Knight no baixo, Alan Whitehead na bateria, Pat Fairley no violão e Junior Campbell nos teclados e guitarras elétricas. Dean Ford cantou o vocal principal e Junior Campbell e Graham Knight fizeram os vocais da harmonia.

A estrutura da canção é incomum em que a introdução, versos e coros, todos compartilham a mesma seqüência de 8 bar: G maior B menor E menor G7 C maior B menor Um menor D7 repetido por toda parte. 🙅

O solo de guitarra em Reflections of My Life, muitas vezes referido como solo de guitarra “reverso”, foi uma seqüência de dezesseis “bar” (denominada “medida” nos EUA), apresentada na gravação de Junior Campbell , o guitarrista da banda.

A música está na chave de G major.  Ohhhhhh

O solo foi jogado em sua mão esquerda, Gibson Stereo ES355, usando uma pilha Sound City. 😳   Entendeu? Assim nasce uma canção ! 😹

Já foi usada de trilha sonora de filmes, séries de Tv e seriados 

Em outubro de 2008, "Reflections of My Life" foi usado como trilha sonora de encerramento de um episódio da versão americana do drama da televisão britânica Life on Mars. Em dezembro de 2009, a canção também foi usado no final do piloto do programa de televisão, Men of a Certain Age . Foi também uma parte notável da trilha sonora do filme Cinema Verite 2011 da HBO, estrelado por James Gandolfini, Diane Lane e Tim Robbins.

Há de se ressaltar que Marmalade foi a primeira e única banda escocesa a chegar ao primeiro lugar nas paradas na Inglaterra com a música cover dos Beatles: “Ob-La-Di, Ob-La-Da” em 1969. Mas a música que consagraria a banda mundialmente seria “Reflections of My Life” sendo gravada em três dias no estúdio em West Hampstead, em Londres, no mesmo ano de 69, alcançando o primeiro lugar na América Latina, terceiro lugar na Inglaterra e décimo lugar nos EUA. A música impulsionaria a venda de dois milhões de discos e foi tocada somente nas rádios americanas, em mais de um milhão de vezes. Musicão gente, ouçam minha mais nova edição e tenham uma linda semana !


Nenhum comentário:

Postar um comentário