A paz de cada dia




A paz não se encontra nas ruas, nos vícios ou nas palavras efêmeras. A paz não se encontra tampouco nas relações rápidas e superficiais, no celular escravizante ou no carro mais possante.

A paz se encontra no silêncio, nos olhos fechados, no pensamento meditante, na entrega honesta.

A paz nos abraça num sorriso de criança, nas mãos entrelaçadas, no aconchego de um colo de mãe, no olhar amoroso, na música melodiosa, na oração sincera.

Muitos procuram a paz a vida inteira e não a encontram, e no final da vida, no derradeiro suspiro, entendem que a paz sempre esteve a um palmo de seus olhos, onde o orgulho cego não o deixou ver. Eu sei, é fácil falar em paz, até cursos que promovem o encontro da paz existem, mas eu acho que esse sentimento de paz é algo muito mais profundo do que frases e posturas prontas.

Só poderei encontrar a tão almejada paz se estiver bem comigo mesmo, se me levar a sério, se guardar um tempo para mim, entre tantos afazeres e compromissos, entre filmes e diálogos vazios, quando não tentar mais me comparar à vida do outro, não me comparar às ilusões tão bem constituídas nas redes sociais. Encontrarei a paz aos poucos, embaixo daquela raiva escondida, daquelas frustrações todas, das palavras não ditas, dos casos não resolvidos.

Quando eu me aceitar amorosamente, quando entender que a vida passa muito depressa e que perder tempo tentando ser o que os outros querem que eu seja me tira não só a paz, mas a identidade e a autoestima.

Que possamos todos trilhar nosso próprio caminho, mesmo que com medo, com insegurança, errando e acertando, de pés descalços e alma livre, que possamos contemplar uma nova trilha, com mais amor-próprio e aceitação, e aí sim, enfim, a paz nos encontrará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário