Dicas importantes para a sua saúde ao pedalar no frio



É gente, não se engane com o céu azul e o sol raiando: as temperaturas estão baixas e pedalar neste clima pode ser muito complicado. Por isso eu trago dicas quentíssimas para contornar esse problema. Venha comigo pois a música da semana, She Drives Me Crazy, te aquecerá de montão!

Fazer exercícios físicos durante os dias mais frios é algo comum para quem não se importa com a temperatura, porém, a grande maioria das pessoas sente muito o clima mais frio. Para nós ciclistas, esse cuidado deve ser redobrado, pois estamos constantemente expostos ao vento frio, com isso, o que era para ser um momento agradável acaba trazendo várias consequências pela falta de cuidado.

Devemos aprender a nos portar de maneira correta nos dias mais gelados, por isso, hoje venho te dar algumas dicas de como fazer seu pedal ser eficiente e seguro durante o inverno, que está bastante rigoroso neste ano.

DICA 1 - Faça um bom aquecimento

Devido as baixas temperaturas, nosso corpo tende a ficar mais rígido, necessitando de um aquecimento reforçado. Além de estar preparando-se para um esforço físico, também estamos prevenindo possíveis lesões e problemas de articulação.

Opte por exercícios de mobilidade, um alongamento e até alguns exercícios com elástico para aquecer seu corpo. Não precisa ser algo intenso, apenas o necessário para que seu corpo “acorde” propriamente e esteja apto para pedalar no frio sem problemas.

DICA 2 - Proteja as extremidades

Jamais saia de casa sem estar devidamente agasalhado, isso inclui luvas, meias, bandanas, um bom casaco corta- vento e até mesmo um cachecol. Quando protegemos bem nossas extremidades (cabeça, mãos e pés), evitamos que o resto do corpo sinta frio também. Use calças compridas específicas de ciclismo que são impermeáveis e protegem do frio com mais conforto.

Mesmo que você comece a transpirar, é importante estar devidamente protegido do vento frio, pois ele pode enrijecer seus músculos e até seus dedos. Com isso, é possível que você não consiga se movimentar tão facilmente ou até mesmo frear corretamente.

DICA 3 - Isole a transpiração

A transpiração pode se tornar um problema quando não lidamos com ela corretamente. Por isso, é importante que saibamos como nos vestir propriamente para os dias frios.

Comece com uma camiseta de tecido sintético para que a transpiração não fique no seu corpo. Já para a camada seguinte, vista uma blusa de algodão que vá absorver o suor, fazendo com que sua pele não esteja constantemente úmida, logo, você não ficará com frio.

DICA 4 - Opte pelas jaquetas corta-vento e calças compridas de ciclismo

Jaqueta Corta-Vento, bandana para proteger o pescoço e calças de ciclismo para proteção do frio

Além de serem estilosas, as corta-vento também são ótimas opções de roupa para nós ciclistas. Essas jaquetas são bem confortáveis e evitam que o vento frio entre em contato direto com o nosso corpo, além de favorecerem a evaporação da transpiração.

Existem vários tipos de corta-vento, algumas são forradas, outras são mais finas e existem algumas que são até impermeáveis, mas fica a seu critério qual é a melhor para você! Eu uso uma impermeável com capuz que também me protege em caso de uma chuva inesperada, além das calças compridas apropriadas, é claro.

DICA 5 - Proteja seus lábios e seu rosto

A pele do nosso rosto é muito sensível, com o vento, é possível que apareçam até algumas feridas devido as queimaduras de frio. Por isso, é importante que ela esteja bem protegida com algum tecido fino como uma máscara ou uma balaclava, juntamente com o uso de um hidratante facial e labial.

DICA 6 - Mantenha-se hidratado

É normal sentir menos sede durante dias mais frios, pois nossa transpiração é menos intensa. Porém, atente-se a consumir pelo menos 2 litros de água por dia e manter-se hidratado durante o pedal.

Além de estarmos repondo a água no nosso organismo, também estamos hidratando nossa garganta que acaba ressecando com o ar frio, evitando uma possível inflamação.

DICA 7 - Use protetor solar

Frio não é sinônimo de falta de Sol. Mesmo que você esteja saindo de manhã cedo apenas com o rosto exposto, o protetor solar é imprescindível para proteger nossa pele de possíveis queimaduras ou até problemas maiores com câncer de pele, dependendo da sua exposição.

O tempo nublado e frio também exige proteção solar e hidratação reforçada

DICA 8 - Alimentação no frio

Um consenso entre especialistas é que no frio, além da energia gasta para pedalar, seu corpo vai gastar muitas calorias simplesmente para manter-se aquecido. Por isso, comer corretamente quando a temperatura cai é extremamente importante para evitar o temido "prego de fome".

Quem já "quebrou" por falta de alimento em um dia frio sabe o como a situação é desagradável. Afinal, com a falta de força para pedalar, a queda da sua temperatura vai amplificar ainda mais o efeito do frio. Para piorar, as chances de você sofrer uma baixa no sistema imunológico aumentam muito com esta combinação.

A alimentação costuma variar de atleta para atleta. Porém, como regra básica, recomenda-se ingerir algum alimento a cada meia hora de atividade se o pedal for mais longo do que duas horas e a intensidade for elevada.

É quase uma loucura pedalar no frio!

Com as dicas que eu apresentei acima você pode pedalar no frio com segurança desde que você tenha a companhia de uma música muito legal que vai aquecer o seu percurso. Chama-se She Drives Me Crazy
da banda Fine Young Cannibals.

Banda Fine Young Cannibals em 1985

"She Drives Me Crazy" é uma canção do grupo britânico Fine Young Cannibals, lançada em 1988 pela London Records como o primeiro single de seu segundo e último álbum, The Raw & the Cooked (1989). A canção foi escrita pelo vocalista do grupo, Roland Gift, com David Steele e produzida pela FYC com David Z.

A canção um clássico do final dos anos 80 que mistura elementos do rock com pop. A letra fala sobre um sentimento intenso e incontrolável que o narrador tem por uma mulher, que o deixa completamente louco. A expressão 'She drives me crazy' pode ser interpretada tanto no sentido literal de enlouquecer, quanto no sentido figurado de estar profundamente apaixonado ou obcecado por alguém.

Em 2023, a revista Billboard a classificou na 77ª posição em suas "500 Melhores Músicas Pop de Todos os Tempos".

Jo-Ann Greene, da AllMusic, afirmou que "She Drives Me Crazy" "apresenta a combinação de batida/riff mais única e instantaneamente identificável da década"

E é por isso que a editei com toda a loucura do mundo!!

Tenho certeza que agora seu pedal no frio será muito mais agradável!







Nenhum comentário:

Postar um comentário