Paris, cidade dos Jogos Olímpicos de 2024






Adriana Helena

100 anos depois, Paris será sede de nova Olimpíada e aqui você saberá curiosidades incríveis sobre a Cidade Luz.

Bonjour! amigos queridos do Vivendo Bem Feliz! Já estamos com saudades dos Jogos Olímpicos de Tokio não é verdade? Mas você vai se reanimar ao saber que a sede dos próximos jogos será na famosa cidade do amor, do croissant e de um dos pontos turísticos mais visitados do Mundo: a Tour Eiffel. Estamos falando da linda, charmosa e que esbanja cultura, Paris. Venha saber tudo sobre ela.

Primeiro você ouvirá a magnífica Edith Piaf que fará a apresentação de Paris para você através da música. Ela é simplesmente um encanto...



Há quem diga que Paris é decadente ou sem graça. Mas mesmo que eu ainda não tenha viajado para conhecê-la, preciso discordar. Segundo a minha intuição e os conhecimentos "virtuais" que tenho da cidade, Paris seria sim, incrível.

Primeiro, o transporte público de Paris é muito bom e existem aplicativos tanto para Iphones e Androids gratuitos que você coloca de onde está para onde quer chegar e ele já dá todos os números de metrôs ou ônibus que precisa pegar.

Segundo, você vai andar muito. Paris é uma cidade bela que deve ser explorada a pé o máximo possível (você vai usar o transporte público para deslocamentos maiores).Paris é uma das cidades mais lindas do mundo e merece ser apreciada.

Terceiro, imagine-se a pé pelas margens do Rio Sena, passando por pontes icônicas como a Ponte Alexandre III avistando os Invalides de um lado e o Petit e o Grand Palais do outro. Você anda mais um pouco e esbarra na Praça da Concórdia com seu obelisco gigante que foi trazido do Egito e que tem mais de 3 mil anos. Um pouco mais à frente, o Jardim de Tuileries e o Louvre…


Ponte Alexandre III as margens do Rio Sena

Quarto, veja-se subindo a Torre Eiffel, pois é lindo poder subir entre 1h a 2h antes do pôr do sol para curtir a golden hour lá do alto e mais do que isso, ver as luzes da torre se acenderem. É surreal. É de chorar de emoção. Puxa, como eu queria viver esse momento!


A hora dourada na Torre Eiffel

Quinto, se você não é aquela pessoa super ligada em arte, escolha no máximo de 2 a 3 museus com essa temática pra não ficar muito cansativo. O museu do Louvre é parada obrigatória, sem dúvida nenhuma. É absolutamente impressionante e se você já leu a obra literária do autor Dan Brown, que gerou várias polêmicas envolvendo o nome de Leonardo da Vinci e a vida de Jesus e Maria, já sabe que o museu é de visita obrigatória.


Museu do Louvre, museu mais visitado em Paris

Sexto, os franceses têm costume de ficar na praça mais conhecida do bairro, a Place des Voges, sentados no gramado ou nos bancos lendo livros ou escutando música. E se quiser, uma ótima dica é fazer pic nic à margem do Rio Sena . Os franceses amam levar baguetes, croissants, queijos, geleias, vinhos, e ficar às margens do rio ou nos jardins, é um hábito bem cultural deles.


Pic nic à margem do Rio Sena em Paris

Sétimo, tem um impressionante edifício em Paris, que era originariamente uma igreja dedicada À padroeira de Paris, Santa Genoveva e foi um lugar de descanso de famosos escritores e filósofos como Victor Hugo, Voltaire e muito mais. É o Pantheon e você precisa conhecê-lo, com certeza!

Localizado já em um lugar de destaque na cidade, no monte de Santa Genoveva, no 5.º arrondissement de Paris, próximo ao Jardim de Luxemburgo e em frente à Universidade de Paris (Sorbonne), o Panthéon é um dos grandes monumentos de Paris.



Fascinante já a distância, devido sua arquitetura neo-clássica, a construção é uma obra de arte do grande arquiteto Soufflot (que também está enterrado no Panthéon).

O Panthéon em Paris é o salão nacional da fama dos franceses, é o lugar onde os grandes homens do país estão enterrados. Personalidades que se destacaram em diversas áreas, fazendo com que os franceses se orgulhassem de alguma forma.

Por este motivo, ao se olhar sua fachada com atenção, vê-se a inscrição: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” (“Aos grandes homens, a pátria é grata”), junto ao interessante baixo-relevo, de David d’Angers, alusivo à homenagem da pátria francesa a seus imponentes heróis.

Fachada do Panthéon com a inscrição “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante”

Ali estão enterrados grandes nomes das ciências, artes, política, militares. Andando pelas suas galerias reconhece-se túmulos como de Pierre e Marie Curie (físicos), Louis Braille (criador do sistema de leitura para cegos), Jean-Jacques Rousseau (filósofo), Alexandre Dumas (escritor), Voltaire (escritor), Jean Jaurès (político), René Descartes (filósofo, físico e matemático), Jacques-Louis David (pintor), Louis Antoine de Bougainville (navegador e oficial), entre outros.

Oitava razão, a Catedral, conhecida como Notre-Dame de Paris (Nossa Senhora de Paris) é um ponto de referência histórico, um pilar de Arte, a fundação da espiritualidade, e claro, um local imperdível em Paris que você precisa conhecer.

Olhe para cima... Duas incríveis torres do século XIII enchem o céu Parisiense. Trata-se de um dos templos mais antigos da França. A Notre-Dame tem estilo gótico e começou a ser construída em 1163. Só foi concluída cerca de 200 anos depois.



Dentro do edifício, uma lição sobre a perspectiva e efeitos de iluminação o aguardam.

O que há para ver? Três impressionantes janelas de rosas. Os deslumbrantes 12,9 metros de largura do grande vitral, filtrando a luz para revelar a majestade da arquitetura medieval. Por exemplo, os pilares assustadores pilares que parecem desafiar gravidade suportando a 33 metros de altura o teto abobadado.

O prédio é cenário do romance O Corcunda de Notre-Dame, obra escrita pelo autor francês Victor Hugo. Na trama, o corcunda chamado Quasímodo, que mora e trabalha na torre da igreja tocando sinos, se apaixona por Esmeralda, uma cigana. Hugo se inspirou em um dos escultores da catedral para criar a personagem principal de seu livro. O rapaz era um corcunda que trabalhou no templo durante a restauração do lugar por volta de 1820. A história virou também tema de animação da Disney.

A Notre-Dame guarda grandes relíquias, entre manuscritos medievais e objetos históricos. Um dos mais visitados é o que a Igreja Católica diz ser a coroa de espinhos de Jesus Cristo e um pedaço da cruz onde ele teria sido crucificado.

Nona razão, e se possível, visite cidades próximas a Paris como Versailles (o famoso castelo fica aqui), Reims (aqui é produzida a champanhe de verdade) e Giverny (Casa e os Jardins de Monet). São maravilhosas e renderão mais cenas aqui no blog com toda a certeza.


Castelo de Versailles, ponto turístico próximo a Paris

Décima razão: Casinhas raras e medievais de Paris

Existem poucas casas da Idade Média que podem ser encontrados em Paris. Duas delas podem ser vistas na Rue François Miron no Marais (4 arrondissement) e datam do século 15.



Tudo isso e muito, mas muito mais atrações, misturados com o espírito olímpico. Eu não quero perder os aros em frente à Torre Eiffel de jeito nenhum! E você?


Aros dos Jogos Olímpicos de Paris /2024

Enquanto 2024 não chega vamos conhecendo a cidade através da música. Você se encantará com os casais apaixonados passeando por Paris ao som da Carla Bruni na belíssima Quelqu'un m'a dit,uelqu'un m'a dit (em português: Alguém me disse) é o álbum de estreia da modelo, cantora e compositora franco-italiana Carla Bruni, lançado em 2003 pelo selo independente francês Naïve Records. É uma canção que te levará pelos mais belos recantos de Paris. Boa viagem musical e até mais!




Fontes de inspiração:


Wikipedia de Carla Bruni e imagens do Pinterest





Nenhum comentário:

Postar um comentário